TRIUNFO

Home História Administração Dados Gerais Cultura e Turismo Bate-Papo

  Clique aqui! Clique aqui!  
 

Cultura

Em meio ao sertão pernambucano está Triunfo, considerado o oásis da região. Com um açude no centro e localizado entre serras, a cidade tem um clima agradável, com máxima de 28ºC no verão, e no inverno chegando a registrar 5ºC, à noite.

O Cine Teatro Guarany é o cartão postal da cidade e fica logo na entrada de Triunfo. Construído em 1919, o prédio passou anos desativado e agora foi totalmente restaurado pelo governo estadual. Agora, conta com novos camarins, galeria de acesso aos banheiros públicos e teve a sala de projeção completamente reformada. Tratamento acústico e um moderno sistema de iluminação cênica também foram implantados.

O roteiro cultural da cidade não pára por aí. O visitante pode conhecer o Museu do Cangaço, fundado em 1975, dono de um rico acervo com mais de 500 peças doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. Lá, também pode-se ver objetos que compunham antigos engenhos de Triunfo.

Com tantas potencialidades para o turismo e com um clima perfeito, Triunfo não poderia estar fora do Circuito do Frio. Nessa época, a cidade realiza sua tradicional Festa do Estudante, quando recebe milhares de turistas que aproveitam a hospitalidade da população e a estrutura de pousadas e hospedarias. Os visitantes também aproveitam a estada para saborear as rapaduras produzidas nos engenhos.

O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Um dos pontos mais altos de Pernambuco é o Pico do Papagaio, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista.

O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira do Grito, com cindo quedas. Já a Cachoeira do Brocotó tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso.

Outro destaque turístico e cultural da cidade é o Carnaval, quando a população sai às ruas vestida com os trajes típicos dos tradicionais Caretas estalando seus chicotes no ar. Durante a folia, acontece um concurso para eleger o Careta mais bem caracterizado.

Pontos Turísticos

 

Açude J. Barbosa Cine Guarany Furna da Laje Museu do Cangaço
Cacimba João Neco Pedra do Letreiro Pico do Papagaio Praça Carolino Campos
Praça 15 de novembro

SertaoNet - Maior Provedor de Informações do Sertão Nordestino

© 2002 - 2005 Sertão Networks Ltda - Todos os direitos reservados