ARARIPINA

Home História Administração Dados Gerais Cultura e Turismo Bate-Papo

  Clique aqui! Clique aqui!  

Dados Gerais

População: 70.898
Zona urbana: 34.651
Zona rural: 36.247
Área: 1.906,3 Km²
Região: Mesorregião do Sertão. Microrregião de Araripina.
Localização: Distante 692 Km da Capital.
Limites: Ao norte com o estado do Ceará. Ao sul com Ouricuri, a leste com Ipubi e Trindade e a oeste com o estadodo Piauí.
Acesso: BR-316 e BR-232 via Salgueiro/Caruaru.

Perfil Econômico

Atividades principais: 
Agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a agricultura e pequena mineração.
Principais produtos: Feijão, milho, batata-doce, mandioca e algodão.
Fonte IBGE - Censo Demográfico 2000

Economia

Araripina tem como principal atividade econômica a produção de gesso (foto), sendo um dos maiores pólos gesseiros do país. O Araripe concentra 40% das reservas de gipsita do mundo.

As reservas deste mineral são um dos grandes diferenciais da região, estimadas em 1,2 bilhão de tonelada. As jazidas se localizam nos municípios de Araripina, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri.

A Chapada do Araripe, com uma altitude que varia entre 850 e 1.000 metros, é um dos elementos mais marcantes da da economia da região. Nela cultiva-se a mandioca e frutas diversas e encontram-se minerais não-metálicos, como a gipsita.

A economia da Região de Desenvolvimento do Araripe também apresenta potencialidades pelas culturas de subsistência nas áreas de sequeiro e pela pecuária extensiva e agricultura diversificada na Chapada do Araripe.

Outro aspecto econômico é a agropecuária, com uma grande potencialidade de desenvolvimento para agricultura e pequena mineração. Outras fontes de economia são a avicultura, a apicultura e a caprinocultura.

A Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão Pernambucano, representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda os municípios de Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.

SertaoNet - Maior Provedor de Informações do Sertão Nordestino

© 2002 - 2005 Sertão Networks Ltda - Todos os direitos reservados